Com tecnologia avançada, o Laboratório Bioclínico oferece detecção genética (DNA) da intolerância à lactose com maior rapidez e mais conforto para o paciente.
A lactose é um açúcar presente no leite e seus derivados. Para que o organismo humano o absorva, precisa ser fragmentado pela enzima lactase. Em grande parte da população, a atividade desta enzima tende a diminuir a partir dos 2 anos de vida, com uma redução progressiva que se completa, geralmente, com a puberdade.
Esse declínio de atividade da enzima lactase – que faz com que o açúcar do leite (lactose) não seja mais absorvido – é popularmente conhecido como “Intolerância à Lactose”. Os sintomas em geral são: diarreia, flatulência, distensão e dor abdominal.
Diagnóstico
Existem alguns exames para identificar essa desordem. Entre eles, o Teste Genético de Intolerância à Lactose é o mais confortável para o paciente e detecta com precisão as variações genéticas (DNA) que determinam a atividade da enzima lactase, responsável pela digestão do açúcar.
Diferentemente de outros exames do tipo disponíveis, o teste molecular é rápido, não necessita jejum, nem causa o desconforto da ingestão de uma sobrecarga de lactose. O teste é realizado a partir de uma amostra de sangue ou de coleta de células da mucosa bucal (boca), técnica conhecida como swab.
O teste genético de intolerância à lactose é indicado para todas as idades, sobretudo as crianças por conta da simplicidade de coleta via swab. que é realizada maneira rápida e indolor.
As vantagens do exame genético para identificar a intolerância à lactose:
- Não é necessário jejum antes do teste;
- Não é necessária a ingestão de lactose, que poderia causar desconforto e sintomas de intolerância à lactose, como nos testes normais;
- Pode ser realizado em raspado de mucosa oral, uma coleta rápida, simples e indolor, que proporciona DNA de alta qualidade para análise;
- Dispensa a longa permanência no local de coleta;
- Teste mais abrangente.