UROCULTURA E ANTIBIOGRAMA COM CONTAGEM DE COLÔNIAS

INSTRUÇÕES DE PREPARO
Medicação: Em caso de uso de antimicrobianos, deve-se aguardar 7 dias após o término do medicamento para realização do exame ou de acordo com orientação médica.

INSTRUÇÕES DE COLETA
Instrução de coleta CULT:
Urina Jato intermediário (médio) – Primeira urina da manhã:
Higienizar os genitais externos com água e sabão; retirar o excesso de sabão; desprezar o primeiro jato de urina e colher, no becker, a porção intermediária.  De preferência colher a primeira urina da manhã, ou urina com no mínimo 2 horas de retenção na bexiga. Transferir a urina do Becker para o tubo cônico, fechar corretamente.

Urina de paciente com sonda:
Coletar a urina após desinfecção da cânula com álcool 70%. Com o auxílio de uma seringa e agulha estéreis, puncionar a cânula e retirar 10mL de urina. Transferir a urina para o tubo cônico, fechar corretamente.

Urina saco coletor pediátrico:
Após higienização, colocar o coletor. Este deve ser trocado a cada 30 minutos, até que a criança urine. Após a coleta, a amostra deverá ser transferida e enviada no tubo cônico, fornecido pelo DB.

INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras em frasco não estéril, amostra vazada, amostras encaminhadas em frasco com clorexidina, amostras congeladas e amostras de urina 24 horas.
INTERPRETAÇÃO
Amostras de urina podem ser submetidas à cultura quando existe suspeita de infecção do trato urinário (ITU) ou para o controle de tratamento em pacientes assintomáticos com maior risco de infecção. Os agentes etiológicos que mais frequentemente causam esse tipo de infecção são as enterobactérias, como Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Proteus spp. e Enterobacter spp. Entre os cocos gram-positivos, os mais frequentes são os estafilococos, destacando-se os Staphylococcus saprophyticus e os Enterococcus spp.